Roberto Menescal: “Minha Menina do Rio é Nara Leão”

Do simpático blog da Anna Ramalho:

 

Tanta coisa pra lembrar de Roberto Menescal… Logo de cara a academia onde ele dava aulas de violão pra faturar algum, muito mocinho ainda, e que ficava numa vila na Rua Dias da Rocha, em Copacabana, quase ao lado do prédio onde eu morava. Naquela época, ainda uma garota, nem sabia dele e de Wanda Sá e de Carlinhos Lyra, que também davam aulas ali. Só mais tarde fui ligar os fatos. Era a vila da Lidinha, até então a mais famosa de toda a história. Roberto Menescal, autor de tantas e tão belas canções, muitas delas com letra deRonaldo Bôscoli, começou fazendo história com O Barquinho e seu “dia de luz, festa do sol” que até hoje faz o maior sucesso. Pergunta pra qualquer japonês antenado. No Japão, Menescal manda. Ele, Wanda Sá, Joyce estão sempre na terra do sol nascente mostrando a nossa música, a nossa bossa nova que fez História. Durante muitos anos produtor musical da Polygram, ele deixou cargo logo que soube da irreversível doença de sua grande amiga Nara Leão, apenas para acompanhá-la em turnês mundo afora. Voltou a ser apenas músico por causa de Nara. Músico e cultivador de bromélias em sua casa na Barra. É um ser muito especial esse Roberto Menescal. Vamos conferir o seu Rio.

A cara do Rio
Bossa Nova

A imagem do Rio
Corcovado

O que me faz falta no Rio
Mais amor e mais educação

Rio antigo
O Arpoador dos anos 60

Rio de hoje
Prainha

Rio do futuro
?

Não podia ter acabado
O Canecão

Tem que ter
Alegria e gentileza

A comida do Rio
Feijoada

A bebida do Rio
Caipirinha

O seu restaurante no Rio
O Quinta, em Vargem Grande

O seu bar no Rio
Na minha casa com meus amigos

E quando chove no Rio?
É a glória para a floresta que emoldura o Rio

A música do Rio
Garota de Ipanema

Escola de samba
Carnaval? Tô fora!

Time de futebol
Apesar de tudo, Flamengo

Menino do Rio
Arduino Colassanti

Menina do Rio
Nara Leão

Um (a) carioca que deixou saudade
Sem dúvidas, Tom Jobim

5 ideias sobre “Roberto Menescal: “Minha Menina do Rio é Nara Leão”

  1. Menescal é mesmo a cara do Rio, e de uma época que deixa saudades. A paisagem do Rio também é o Dois Irmãos e assino a resposta dele para carnaval …rs…
    “Dindi” não existe… Ah, Dindi…

  2. Que vídeo magnífico esse que você postou, e a beleza do Rio deve mesmo ser traduzida em poesia. Eu gosto mais do Rio…

  3. – Duas legendas, não só do Rio, mas do Brasil; Nara Leão e Roberto Menescal.
    Gosto muito da Nara, daquele jeito meigo de interpretar que era só dela e que mantinha mesmo nas canções de protesto dos tempos conflagrados. Prova dessa admiração foi que comprei, há algum tempo, caixa com “apenas” treze CDs dela.

  4. Sou muito amigo do Menesca. Menesca é o irmão arquiteto (são dois), Projeto do Clube Costa Brava, entre tantos. Mas o Menesca é um craque no desenho (suas aquarelas são cobiçadas: não vende, nem presentei, (meio doido rsrsr) e tem um “projeto/exercicio” maravilha, ou seja, desenhou e está desenhando as músicas do irmão. Família de craques…Hoje aposentado passa o dia entre o Clubenaval, seus desenhos e o velho uisque (dia sim dia não), a família e dá palestras na faculdade de arquitetura , onde é professor aposentado.

    A cara do Rio é sua gente, sua música, seu sorriso, seu charme, seus contraditórios e o que não será a cara do Rio???? Existem e não são poucas,

Deixe um comentário